domingo, 6 de dezembro de 2009

Lebiste Selvagem

O lebiste (também conhecido por guppy) é um peixe de água doce muito popular. Qualquer loja de aquarismo tem ao menos um exemplar a venda. Sempre muito colorido e ativo, muitas vezes, é a primeira espécie de peixe que os iniciantes no aquarismo começam a criar. E não foi diferente comigo!
Foto de um casal de lebistes comercializado em loja (o macho é o mais colorido):

Foto: Dusko Bojic

Diferentemente do lebiste que encontramos nas lojas, o lebiste selvagem não apresenta uma cauda tão vistosa e colorida. São mais resistentes aos parâmetros da água e as doenças, além de que se pode encontrá-los praticamente em qualquer riacho, ou mesmo em uma valeta de rua!
Os lebistes selvagens tem o mesmo nome científico que os lebistes "de marca": Poecilia reticulata. Mas são conhecidos mesmo pelos nomes populares: barrigudinho, guaru, guaruzinho.
São uma máquina de fazer filhotes! Como são ovovíparos, os alevinos (filhotes) já saem da mãe nadando e procurando um abrigo, pois são presas fáceis para os lebistes maiores. Como são encontrados em diferentes tipos e condições de água, não se sabe ao certo qual PH é o ideal para eles, contudo, acredita-se que não deve ser muito diferente de um lebiste comercializado em loja, o qual é mantido em PH por volta de 7,2.
Segue umas fotos mais atuais de meus exemplares capturados na rua:




 

14 comentários:

Marcos disse...

Allan, me adicione como parceiro.

Murillo Missaci disse...

Allan, eu gostei do seu blog, e queria pedir permissão, para mim criar um banner do meu jeito, para colocar como parceiros no meu blog (www.brasil--historia.blogspot.com

aguardo respostas... Murillo

Animal em Risco disse...

Olá meu nome é Allan Navarro, sou do blog Animal em Risco (www.animalemrisco.blogspot.com) gostei do seu blog, sugiro uma parceria, já adicionei o seu banner se você estiver enteressado, peço que entre em contato com este e-mail:
animalemrisco@hotmail.com
(Disponível também no blog)

Desde já agradeço!

Allan - Equipe Animal em Risco

Thiemi Dayana disse...

oiii!!!
kkk...

Animal em Risco disse...

Oi, obrigado por adicionar o banner do blog Animal em Risco (www.animalemrisco.blogspot.com), mas não pare de escrever esse blog, ele está ficando exelente!

Allan - Equipe Animal em Risco
O blog selvagem!

Animal em Risco disse...

Continua muito bom o blog, mas acho que você deveria atualiza-lo com mais freqüência, suas postagens são ótimas!

Animal em Risco
(www.animalemrisco.blogspot.com)
O Blog Selvagem

Leonardo da Silveira de Souza disse...

Ooi, eu gostei do seu blog e queria saber se você aceita fazer uma parceira (troca de banners). Espero sua resposta, seja ela qual for. Abraços.

Blog Suçuarana

William B. Garcia disse...

legal seu blog va no meu blog www.acquamarinho.blogspot.com

feito so para postar fotos de aquario da galera abraço

Aquarium Stuffs disse...

Allan, mto legal seu blog, gostaria de encontrar peixes na rua aqui na cidade de Campinas rss.
tenho um blog de aquarismo também : http://aquariumstuffs.blogspot.com/
Abraço!

vini zika disse...

allan. a sua ideia é certa. mais temque separar o macho da femea se não o macho fica batendo nela . e quando o fihote nacser tenque tirar a feméa se não ela come o propio filhotes????

vini zika disse...

Olar Allan. o seu exemplo é muto boa. mas quando a femea estiver gorda tenque tirar do mesmo local do que o macho de , não ele fica , batendo nela? quando a femea soutar os filhotes tenque tirar a femea do aquario se não ela come os propios filhotes????

vini zika disse...

allan me adicione no orkut vinicius_xv_hotmail.com. faleu?

Videos Legais disse...

Aquário de 25 litros totalmente plantado, com vários peixes, "Mato-grosso, Cascudo, Barbo-tetra Negro, Gupy, Barbo-tetra, Japonês, camarão e lagosta". 5 meses de montado.
http://www.youtube.com/watch?v=udEG0-H53Jw

Unknown disse...

excelente blog compro tudo que preciso nesta loja http://www.vetshow.com.br/d/44/plantas-e-enfeites/t/1