Primeiro de tudo, segue a lista de materiais:
- 1 pacotinho de anéis de cerâmica (a marca que você preferir);
- cartucho biológico original (a que vem no filtro).
- Alicate de bico.
Depois de tudo reunido, mãos à obra!
Lave as cerâmicas com água do próprio aquário (fora dele!) ou água sem cloro. As cerâmicas novas vem com pó (da própria cerâmica) e é bom lavar.
Com ajuda do alicate de bico quebre os pinos exatamente como na foto (mantenha cinco pinos para cada anel):
O anel de cerâmica vai se encaixar ali, sem necessidade de cola para fixar. A própria pressão dos pinos fará o trabalho.
Continue quebrando os pinos, sempre observando qual a melhor disposição para as cerâmicas.
Depois de algum tempinho, eis o resultado:
Infelizmente o filtro não tem espaço suficiente para acomodar as cerâmicas dos dois lados do cartucho biológico. Quebre os pinos apenas de um lado, mantendo o cartucho com dois tipos de superfícies para acomodação das bactérias benéficas.
Para manutenção e limpeza, basta retirar o cartucho normalmente do filtro e lavar as cerâmicas com a própria água do aquário. Não é necessário retiras os anéis, basta chacoalhar o cartucho dentro de um recipiente com a água. Se quiser trocar alguns anéis que ficaram muito sujo, troque poucos por vez, com intervalos de uma semana pelo menos para não haver perda de bactérias.
O filtro Atman HF-0600 é muito bom, nunca me deu problema. Só o filtro biológico dele deixava a desejar. Mas agora está beleza!