segunda-feira, 23 de junho de 2008

Luto =/

Dia após dia, foram morrendo alguns alevinos.. até que ontem tinha um total de 7 sobreviventes. Hoje quando fui ver e todos tinham morrido. Não sei o que pode ter acontecido pois todo dia eu sifonava a criadeira, alimentava-os com nauplios e com ovos de artêmia sem casca.

Uma boa notícia é que ganhei algumas mudas de Gramínea e de Naja.. já plantei, logo que tirar algumas fotos vou postar.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Nadadores

Os alevinos já estão nadando pela criadeira inteira. Está dando trabalho para sifonar, pois estão por toda parte! Tentei contar, e parece ter 30.



segunda-feira, 16 de junho de 2008

Difusor de Co2

Comprei um difusor de Co2 muito bacana. Ele é de vidro, com uma cerâmica no corpo. Bonito ele é, vamos ver se funciona bem! Comprei no Mercado Livre, paguei R$25,00.
Por ser de vidro, ele fica bem discreto no aquário. Coloquei ele logo abaixo da saída de água do meu filtro, dessa maneira o Co2 tende a se dissolver mais na água.

Para quem não sabe, as plantas utilizam o Co2 (+ a luz) para realizar a fotossíntese. Com um bom nível de Co2 dissolvido na água, uma boa iluminação e o substrato fértil, as plantas do aquário crescem como loucas!

Alevinos! II

Após 4 dias do nascimento, já é possível ver os olhos dos alevinos:

Eles estão dentro de uma criadeira, alguns já estão se arriscando a nadar... outros ficam embolados num canto da criadeira e uns ficam nas folhas de valisnéria que coloquei. Para a alimentação deles comprei ovos de artêmia sem casca da Maramar. Não sei se é bom.. vou testar.

sábado, 14 de junho de 2008

Alevinos!

Ontem, sexta-feira, nasceram vários alevinos! Dessa vez separei alguns para não serem comidos pelos pais. Deixei alguns para a mãe cuidar. É a segunda desova deste casal, e a fecundação foi um sucesso! O outro casal que já havia desovado umas 10 vezes, comeu todos os ovos... Talvez devido a agressividade de ambos casais. O que sei é que esse aquário está pequeno!
Tirei uma foto dos alevinos:


A maioria dos alevinos que nasceram eu estou mantendo em uma criadeira, separado dos pais mas dentro do aquário. Observem que mesmo separados pela criadeira, os pais ainda tomam conta dos filhotes:

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Corydoras

Minhas corydoras estão se comportando de maneira diferente estes últimos dias... Elas estão nadando para cima e para baixo no vidro traseiro e nos laterais. Coinscidência ou não, começou depois de uma TPA que eu fiz. Também há a suspeita de que elas estão se sentindo encurraladas pelos bandeiras e por isso estão agindo diferente. No vídeo realmente um bandeira as espanta, mas não sei se é este o motivo do comportamento.

Meu aquário em movimento

Fiz um pequeno vídeo do meu aquário. Reparem que os neons e mato grossos estão um pouco acuados devido a agressividade dos bandeiras na época de reprodução. As coridoras quase não aparecem também.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Colocaram viagra no meu aquário!

Opa, mal eu acabo de postar sobre a desova de meu casal de bandeiras e o outro casal de bandeiras resolveu desovar também!

Tá pensando o que? Peixe não tem televisão não! =)

Reprodução de Bandeiras

Quando comprei meus bandeiras, escolhi a dedo, um por um. Eram quatro no total, todos filhotes com aproximadamente 3cm. Acabei escolhendo sem querer, 2 casais. Agora, toda semana sou testemunha deste acontecimento lindo:

Semanalmente tem ocorrido desovas de Acará Bandeira Ouro no meu aquário, cada casal em uma semana. Até agora não interferi no processo, deixando acontecer o que tiver de acontecer.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Foto recente

Podei "um pouco" as Higrófilas. Pretendo colocar uma planta carpete no espaço em frente ao tronco:


Não sei o que faço com as Sagitárias, cresceram demais...

Começo de tudo

Tudo começou com uma beteira e um betta =)
Eu devia ter uns 6 anos quando minha madrinha me deu. Desde então comecei a admirar o mundo do aquarismo.

Antes disso, minha casa tinha um aquário... mas um japoneisinho de uns 3 anos (eu!) o quebrou.

Bom, aos 14 anos comprei um pequeno aquário de 30 e poucos litros. E ele tinha de tudo: bomba submersa acoplada ao filtro biológico de fundo, termostato e aquecedor, termômetro de fita, 2 lâmpadas de 15w próprias para aquário (se não me engano era uma aquaglo e uma marineglo), tampa de madeira (feita por mim), teste de PH, acidificante e alcalinizante! Na época, as informações eram escassas. O que eu sabia era uma mistura de informações dadas por vendedores e um amigo da escola, o Marcos!
Vários peixes passaram por este aquário: espadas, kinguios, bandeiras, neons, lebistes.. e até pequenos siris! A falta de informações contribuiu para que ninguém sobrevivesse..

Alguns anos se passaram, terminei a faculdade, casei... e decidi montar novamente um aquário.
No princípio, optei por montar um aquário comunitário. Pesquisei por vários dias, o tamanho do aquário, litragem e preço, chegando em um aquário de 108 litros, 80cm de largura, 45cm de altura e 30cm de profundidade e custando cerca de R$120,00.
A partir do tamanho do aquário comecei a desenhar o projeto do móvel, o qual mesmo iria construir. Desenha daqui, desenha de lá... cheguei a um modelo bacana:

Fiz o desenho com um software muito simples e fácil de usar: o Google SketchUp. Com a ajuda de meu cunhado, o Junior, começamos a construir meu móvel. Tudo feito conforme projetado, apenas uma alteração foi feita: a altura.

Móvel pronto e aquário ciclando:

Essa foi a história beeem resumida dos meus aquarios =)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Meu Aquário

Opa!
Já que este blog é sobre meu aquário, nada mais justo do que mostrá-lo!
A foto mais atual que tenho dele é esta (foto tirada em: 05/01/2008):



Sim. Está precisando de poda =) Este final de semana pretendo arrumar ele.
Mas vamos lá, o setup básico dele é este:

Cuba: 80x45x30 - 108 litros - Cartolina preta no fundo.
Substrato: começou com laterita + pedras de rio de diferentes granulometrias mas em 25/11 troquei por húmus de minhoca + laterita concentrada + areia de filtro de piscina
Filtro: Atman HF-0600, com placa de cerâmica feita por mim + 100ml de purigem
Lâmpadas: 4x20w Osram Luz do dia (sem $ no momento )
Termostato: Aristos 100w Sarlo
Móvel: FVM
PH: 6.8 no primeiro mês. Hoje é de 6.4
Flora: Valisnéria Vallisneria gigantea, Amazonense Echinodorus amazonicus, Sagitária Gramínea Sagittaria platyphylla, Hygrophila polysperma, Musgo de Java Vesicularia dubyana.
Fauna: 3 Matogrossos Hyphessobrycon eques - 1 Limpa Vidros Otocinclus spp. - 5 Tetra Cardinais Paracheirodon axelrodi - 4 Bandeiras Ouro Pterophyllum scalare - 4 Corydoras Schwartzi - "Algumas" Physas Physa sp

Pretendo aumentar o número de neons e matogrosso, eles estão muito tímidos.
Por enquanto é isso. Valeu!